A direção hidráulica e a direção elétrica são sistemas para facilitar a vida do motorista ao manobrar o veículo, fazendo com que a direção fique mais leve. A direção hidráulica é mais antiga, e foi usada pela primeira vez em 1951 no Chrysler Imperial. Já a direção elétrica foi usada pela primeira vez no ano de 1988, no Susuki Cervo. Apesar de ambas possuírem o mesmo objetivo, elas possuem funcionamentos diferentes e características que podem fazer você mudar de ideia na hora de escolher entre as duas opções. Então vamos conhecer como elas funcionam:
Direção Hidráulica
O sistema hidráulico já revela no nome por qual elemento ele funciona. Ele utiliza uma bomba hidráulica para circular óleo na caixa de direção, que é dividida em duas câmaras com um pistão. Ao girar o volante uma válvula libera o óleo na caixa de direção e a bomba circula o fluído hidráulico, movimentando o pistão. Isso faz com que a direção fique até 80% mais leve que uma direção mecânica (sem auxílio). A direção hidráulica é também conhecida como direção assistida.
Algumas pessoas não fazem ideia, mas a direção hidráulica depende do funcionamento do motor, e exige da sua potência. A direção hidráulica contém reservatório de óleo que deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros. Além disso a direção possui e tubulações de alta e baixa pressão que exigem manutenção periódica, principalmente em veículos mais pesados que vão exigir mais do sistema hidráulico.
Direção Elétrica
A direção elétrica auxilia o motorista diminuindo o esforço através de um sistema independente do motor. Com a ajuda de um motor elétrico ativado quando os sensores identificam a movimentação do volante, ele auxilia no movimento, exigindo menos força do motorista. A força exercida pelo motor elétrico varia de acordo com a velocidade do veículo. Ao aplicar mais força durante as manobras e menos força quando o veículo está em alta velocidade.
Vantagens e Desvantagens
A Direção Hidráulica oferecer uma “sensação de dirigir” mais completa, já que a elétrica reduz a sensibilidade ao volante, e ainda possui uma manutenção mais barata que a elétrica. Em compensação a Direção Elétrica gerencia a energia do carro de forma mais eficiente, exigindo menos do motor e economizando combustível. Outra vantagem da elétrica é que ela tem uma melhor resposta em diferentes velocidades, em relação ao hidráulico. Ainda no caso da Elétrica, ela é mais simples, pois não necessita de acessórios mecânicos, como correia, mangueiras e não requer fluido hidráulico, o que o torna mais sustentável e exige menos manutenções.
Conclusão
Se olharmos para as questões mais relevantes como economia de combustível, sustentabilidade e necessidade de manutenção, a Direção Elétrica sai na frente. Mas em virtude do baixo custo a Hidráulica pode ser uma boa opção para quem quer economizar na compra de um veículo. Com certeza em tecnologia a Elétrica é mais moderna e evoluiu muito.
E para você, qual é a melhor: Direção Hidráulica ou Direção Elétrica?
Bônus
Se você quer proteger seu veículo contra roubo, furto e colisão, conheça a Proteção Veicular da Nova Era. Com ela você possui benefícios como Guincho 24H, Assistência 24H, Cobertura de até 100 Mil para Terceiros e muito mais. Clique aqui para saber mais!