Adquirir seu veículo é motivo de alegria e responsabilidade. Afinal de contas, não basta apenas girar a chave do veículo e sair dirigindo. Ficar atento a alguns sinais que seu veículo pode vir a apresentar, pode evitar futuros prejuízos e dores de cabeça.
Assim como um ser humano, um carro costuma apresentar alguns sintomas antes de aparecerem problemas maiores. Barulhos, vibrações e dificuldades para manobrar podem ser alguns desses sintomas.
Pensando nisso, elaboramos 10 sintomas mais comuns para você ficar atento e evitar maiores problemas com seu veículo.
-
Luzes acendendo no painel
O painel do veículo é a central de informações que te mostrará o andamento do veículo. Nele você facilmente encontra a velocidade do veículo, bem como luzes e indicadores de temperatura do motor, nível de gasolina e óleo.
No painel você também encontra as conhecidas luzes de serviço. Elas indicarão o acendimento das luzes de posicionamento, bem como as setas de direcionamento.
IMPORTANTE – Apenas as luzes de serviço devem estar acesas durante o uso. Então nada de natal no seu painel. Se luzes como a de óleo, que mencionamos estiver acesa, pode ser que o motor do seu veículo está com problemas. Nesse caso, o ideal é parar o carro até que o motor resfrie.
Caso a luz se apagar, não pense que as coisas se resolveram. Leve seu carro a um mecânico de confiança para que possa analisar o que está acontecendo.
-
Ruídos
Em tese, seu carro não é projetado para apresentar sons que não sejam do motor trabalhando. Ou seja, se ao pisar no freio, ouvir rangidos ao encarar lombadas ou ao fazer uma curva, os pneus do carro “cantarem”, pode ser que o sistema de direção esteja comprometido.
Procure um especialista nessa parte do veículo, para que se se faça uma análise minuciosa em peças como: pastilhas de freio, suspensão, amortecedores, junta homocinética, rolamentos e até mesmo a condição dos freios.
-
Trepidações no volante
Dirigir um carro não tem nada a ver com dirigir uma britadeira. Além de não ser nada agradável, isso também não é uma característica normal do veículo.
Caso você estiver seu carro se comportando dessa maneira, verifique os pneus, balanceamento das rodas ou até mesmo os discos de freio. O importante é localizar a falha para que você não corra riscos, muito menos coloque a vida de terceiros em risco.
-
Falhas no motor
Quando você está dirigindo seu veículo e sente uma perda de potencia constante, saiba que algo de errado pode estar acontecendo. Em geral esse tipo de condição pode estar associado a qualidade do combustível utilizado. Mas também pode significar problemas nos cabos e nas velas do veículo.
Em geral, velas do veículo comprometidas ou oxidadas tendem a fazer o veículo perder potência. Seja pelas velas ou mesmo pelo combustível, o ideal á procurar seu mecânico de confiança para fazer uma avaliação antes que problemas maiores venham a tona.
-
Alto consumo de combustível
Não basta apenas termos uma das gasolinas mais caras do mundo, seu carro começou a consumir gasolina em excesso? Fique atento, pois além da dor no bolso, outras coisas podem estar acontecendo.
O alto consumo pode estar atrelado a problemas no sistema de injeção do veículo. Obstruções de sensores entre outros diagnósticos podem fazer seu consumo aumentar significativamente. Sempre lembrando que para uma avaliação mais precisa, consulte seu mecânico de confiança.
-
Direção puxando para os lados
Se ao estar em linha reta, seu veículo fica puxando para quaisquer dos lados que não seja a linha reta, tenho um sintoma para você: existem problemas no seu veículo.
Que nossas estradas são precárias, isso não é novidade. Ou seja, toda vez que você encontra buracos na via, ou mesmo bate em um meio fio, a referência dos graus de alinhamento dos pneus pode ser perdida. O resultado disso são os desvios de direção na pista de rolagem.
Outro fator importante nesse sentido é manter a calibragem do seu veículo em dia, além de verificar periodicamente o estado da suspensão e balanceamento do veículo.
-
Manchas no chão
Assim como uma mancha de sangue pode entregar um crime, uma mancha de líquido embaixo do seu veículo pode entregar um problema.
Por isso, muita atenção ao tipo de mancha. Se ela for viscosa e escura, seu veículo está com um vazamento de óleo. Nesse caso, muito om breve a luz de óleo do seu painel irá acender. Seu reparo pode ser simples, como verificar a vedação de cárter e do bujão.
Se a mancha for branca ou clara, seu carro pode estar com um vazamento de água. Se você não toma água, é muito provável que comece a sentir sintomas de desidratação. Seu carro funciona da mesma forma. Se ele ficar sem água, pode haver superaquecimento e, consequentemente, pode levar a fundição do motor.
Fique atento a diversos fatores, como: danos na junta do cabeçote, bolha nas mangueiras de água, ressecamento ou não fechamento da tampa do reservatório de água ou mesmo perfuração do radiador.
-
Fumaça
Um carro em pleno funcionamento não deve emitir nenhum tipo de fumaça. Porém, caso você note o surgimento de fumaça durante seu percurso, de fato você pode ter problemas. Mas mais do que isso, é importante observar o tipo de fumaça ou a cor dela que está aparecendo. As principais são:
– Fumaça branca: Sinal de vapor de água, que representa problemas no sistema de arrefecimento (radiador do veículo). O principal sintoma pode ser a junta de motor que está danificada. Sua principal solução pode ser a substituição da peça e da vedação;
– Fumaça preta: Em geral ela aparece quando o sistema de injeção eletrônica está danificado, ou seja, combustível em excesso está sendo injetado no motor. A solução para esse caso é feita com uma limpeza nos bicos injetores, além da verificação das velas e a regulagem do sistema de alimentação;
– Fumaça azul: Muito cuidado, pois esse tipo de fumaça pode significar que o óleo está queimando dentro do motor! Com a falta de lubrificação, o componente principal do seu veículo pode parar a qualquer momento, deixando você na mão. Verifique com urgência os anéis do pistão do seu veículo.
-
Ruídos no rolamento
Se você escutar um ruído como um ronco nas rodas, mesmo andando por uma estrada de asfalto em boas condições, é bem provável que os rolamentos do seu carro estão comprometidos.
A solução para esse problema é de fácil resolução, porém, não deve se estender, pois isso pode vir a aumentar suas dores de cabeça.
-
Barulhos ao atravessar lombadas
Se você encarar lombadas e ouvir rangidos, pode significar que sus suspensão apresenta problemas.
Para corrigir, é preciso verificar as buchas das bandejas, pivôs, molas e amortecedores. Se uma dessas peças estiver comprometida, pode acabar comprometendo todas as outras. E um prejuízo pequeno, pode se tornar algo ainda maior.
Economize e mantenha-se protegido
Mesmo com todas as precauções e cuidados, não estamos imunes a contratempos. Nesse caso, conte com o Clube Nova Era.
Com mais de 4 anos de experiência no mercado, somos uma associação de proteção veicular que tem como objetivo garantir proteção acessível e de qualidade.
Possuímos especialistas em cada setor, pensando exclusivamente em levar agilidade e tranquilidade quando você mais precisar.
Entre em contato com nossos consultores e faça uma simulação para comprovar que possuímos as melhores soluções para a segurança e proteção da sua família.